5-erros-na-instalacao-de-uma-rede-de-ar-comprimido Rede de Ar Comprimido

5 Erros no Dimensionamento e Instalação de uma Rede de Ar Comprimido

O QUE NÃO FAZER!

A implantação de uma rede de distribuição de ar tem como objetivo melhorias nos processos da indústria tais como: otimização do tempo de produção, facilidade de manuseio dos equipamentos e segurança aos colaboradores, viabilizar o menor percurso e pontos de estrangulamento possíveis, garantindo assim diminuição da perda de carga e os custos da sua produção.

Para ter a eficiência máxima na distribuição do ar comprimido é importante a definição de um layout adequado que apresente a rede de distribuição principal, as ramificações e pontos de consumo.

1º SUBDIMENSIONAMENTO DA REDE DE AR.
Não realizar o levantamento para a real utilização da rede, levando em consideração o consumo de ar e também a possibilidade de aumento de necessidade de ar.

2º NÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS VARIAÇÕES
Deve-se considerar as variações de pressão (perda de carga que ocorre por conta do atrito do ar com a tubulação) durante o dimensionamento da rede de ar. A perda de carga é a perda de energia com o consequente aumento de custo, e sempre existirá.

3º NÃO IDENTIFICAR A NECESSIDADE DE FILTROS, SECADORES E DEMAIS ACESSÓRIOS PARA A REDE
Antes de ser utilizado, o ar comprimido deve passar por processos de tratamento para a remoção de umidade e impurezas a fim de apresentar a qualidade correspondente a sua finalidade. A correta utilização de acessórios tais como: filtros, secadores e demais garantem a qualidade do ar utilizado além de garantir também o aumento da vida útil dos equipamentos.

4º NÃO INSTALAR PONTOS DE PURGA
A condensação do ar ao longo da tubulação pode prejudicar o funcionamento dos equipamentos pneumáticos. Para a retirada da condensação, devem ser instalados purgadores nas extremidades das linhas.

5º NÃO UTILIZAR MATERIAL DE QUALIDADE
Não escolher corretamente o material da tubulação e suas conexões. Na escolha do material, deve-se considerar: a qualidade que se espera do ar, as condições do ambiente, qual a finalidade de utilização e o layout da instalação.

Autor: Equipe Acro-Ar

Conheça os serviços de instalação de Redes de Ar Comprimido da Acroar